Organizando os brinquedos!

Organizando os brinquedos!
 
 
Aqui sempre fiz rodizio de brinquedos para a Alice. Foi a maneira que encontrei de manter o quarto sempre organizado e evitar o acumulo de muitas coisas.
organizando brinquedos
Grupo dos Instrumentos musicais da Alice

Organizo os brinquedos em “grupos”: de montar ou quebra cabeça, pelúcias, bonecas e roupinhas, coisas de casinha, massinhas e acessórios e por aí vai. 
Cada “grupo” fica em uma caixa e periodicamente troco de lugar, o que chamo de rodízio. Os que estavam no armário vão para a mesa e podem ser espalhados e os que estavam espalhados vão ficar escondidos no armário. 

Ela muitas vezes fica surpresa ao abrir determinada caixa, acredito que se esqueça do brinquedo e revê-lo é uma novidade, com isto evito comprar muito e acumular.
De um tempo para cá ela tem enjoado rapidamente dos brinquedos e tem exigido atividades  digamos, mais complexas, como pintura com guache ou colar papéis. Cheguei a conclusão que preciso reorganizar os brinquedos de modo que continue fazendo o rodízio, permita que alguns grupos de  brinquedos estejam sempre acessíveis e ainda ter espaço para outras atividades (além de dormir). Preciso mencionar que ela dorme no mesmo quarto. 

Grupo dos quebra cabeças

Diante deste desafio estou buscando inspirações e vou compartilhar um pouco do encontrei com vocês e posteriormente, quando estiver tudo reorganizado, mostro o resultado também.

A Solução mais comum que encontrei, são os nichos e prateleiras:

Foto: From Faye







 
 
 
 
De fato, organizam, são uma  opção não muito cara e facilmente encontrada. Apesar de todas estas vantagens, o que não me atrai é ter mais um móvel no quarto da Alice, estou querendo mais espaço e otimização, acredito que mais um móvel para ocupar espaço não seja a melhor solução.
Outra opção, barata e muito usada, são os caixotes:












Foto: Na Toca

Pendurados na parede, empilhados ou com rodízios, os caixotes são muito funcionais. São práticos, baratos, facilmente encontrados e ficam ainda mais estilosos quando ganham um toque de cor ou estampas:

Plante Mimos

Encontrei muitas outras soluções, mas a que de fato gostei foi esta:

Blog The Sunny Side

Erin do Blog The Sunny Side é mãe de três e criou uma grande brinquedoteca para os pequenos, o espaço é cheio de soluções bacanas para organização, uma das obsessões de Erin, no armário da foto acima, ela organizou as prateleiras  com caixas transparentes etiquetadas e grandes sacos de brinquedos . Assim as crianças tem fácil acesso e ao fechar a porta tudo fica escondido e preservado. Gostei porque no quarto da Alice há um armário onde parte dos brinquedos já são armazenados. As caixas plásticas são baratas e há opções em tamanhos variados, inclusive em lojas de R$1,99. Sei costurar, e confeccionar estes sacos para brinquedos já era algo que eu tinha em mente. Então é provável que eu siga por este “caminho”

Logo mais mostro como ficou, por hora deixo aqui o link de um DIY de “Como personalizar jardineiras para organizar brinquedos” e um painel no  Pinterest cheio de inspirações da Mamãe Arquiteta pra vocês, até mais.

 
 

Posts relacionados

Nenhum comentário


  1. Adorei as idéias para organizar, preciso montar o quarto aonde vou deixar só os brinquedos vou guardar aqui as imagens

    Bjs Mi Gobbato – Espaço das Mamães

    Responder

Deixe uma resposta