Como montar um quarto de bebe

Como montar um quarto de bebe

 

Durante a gestação os pais esbarram em uma questão muito importante: como montar o quarto do bebe? Revistas, sites recheados de informações e muitas coisas de encher os olhos nas lojas, mas o que é realmente importante considerar e como montar o quarto do bebe?Quando pensamos em como montar o quarto do bebe, precisamos levar em consideração que seja  lindo sim, mas que acima de tudo que os móveis para quarto de bebê sejam seguros, funcionais e que caibam no orçamento.

 

Quarto menino – Project Nursery

Como montar o quarto do bebê

 

Antes de qualquer coisa é preciso saber que para montar o quarto do bebe, é necessário organização e planejamento, de preferência um projeto de um profissional que irá otimizar tempo e custos. O ideal é que aos 7 meses de gestação o quarto já esteja pronto, então possíveis reformas devem ser feitas com antecedência, evitando que o bebê tenha contato com cheiro de tinta e o pó da obra. Além disto no geral, as lojas de moveis levam em média de 30 a 40 dias para entrega, o que não pode ser ignorado, com o quarto pronto aos 7 meses, há tempo imprevistos.
Berço encanto – Sleeeper

Funcionalidade

Quando falamos em como montar o quarto do bebe funcional, precisamos considerar que nos primeiros meses, ele deve ser funcional para a mamãe. Significa por exemplo pensar em uma comoda na altura da mamãe para trocar o bebe, moveis multiuso e peças de fácil manutenção. Com o tempo, aliás pouco tempo, as funções do quarto mudam, o bebe começa a engatinhar e andar, berços dão lugar à camas e poltronas à brinquedos.
Uma boa pedida são moveis multifuncionais, alguns  “crescem” com o bebe,  outros abrigam gaveteiros e mini camas, o que pode facilitar muito no dia a dia e ainda gerar uma certa economia.
Linha Crescer – Sleeeper

Segurança

Há realmente muita coisa linda no mercado relacionado a como montar o quarto do bebe, mas nem tudo é apropriado. Ao escolher itens para o quarto do bebe, é importantíssimo considerar a segurança em primeiro lugar. Pense que rapidamente seu bebe irá crescer e engatinhar pelo quarto, tudo deve ser levado em consideração, o tipo de piso, localização de tomadas e interruptores e a circulação de ar.
1. Piso: os mais indicados são os pisos vinílicos, são macieis quando o bebe engatinha, antiderrapantes, antialérgicos, térmicos e fáceis de limpar. Outra vantagem é que pode ser aplicado sobre piso existente e ainda ser personalizado.
Piso vinílico Coleção Magic – Tarket
2. Cortinas: acumulam pó, quando escolher, procure por cortinas de algodão ou voile, que são fáceis de lavar.
3. Tapetes: opte pelos antialérgicos e antiderrapantes.
4. Ventilação: durante o dia, mantenha janela e porta aberta para promover a circulação e renovação do ar. O ar condicionado precisa ser instalado na cabeceira para evitar problemas.
5. Iluminação: o quarto do bebe necessita de iluminação natural, além disto um projeto que envolva iluminação direta e indireta. A iluminação direta é feita com lustres isto facilita o uso para momentos como higiene por exemplo, e serve também para destacar a decoração, já a indireta serve principalmente para noite, arandelas ou spots deixam o ambiente mais calmo. Para controlar a luminosidade, opte se possível, por um dimmer, assim é possível ajustar a intensidade da luz no interruptor.

Móveis para Quarto de Bebê: Dicas para a sua Escolha

Antes de comprar os moveis e itens de decoração do quarto do bebe, é importante diferenciar: necessidade, decoração e luxo. O ideal é que o quarto do bebê siga o estilo de vida da família, a decoração muda rapidamente com o crescimento do bebe, pense que em pouco tempo, precisará de espaço para brinquedos e atividades.
Via Nara Maitre
Levar em consideração, que neste ambiente o bebê vai receber os cuidados diários de higiene (troca de fraldas e banho), alimentação e dormir, posteriormente será lugar para engatinhar e brincar.
Comece pelo layout, seja realista, é preciso pensar no tamanho do comodo, respeitar o espaço disponível e depois escolher os moveis que caibam neste espaço sem comprometer a circulação. Evite excessos.
Quarto helena – via Na toca
Opte por uma base de cores neutras e tons mais claros, deixe as cores vibrantes para o enxoval e decoração, além de conferir luminosidade ao quarto, com as cores neutras fica mais fácil “mudar” o quarto conforme o bebe for crescendo.As cores vibrantes estimulam demais e as fortes podem perturbar o sono.
Ao escolher os moveis, tenha em mente que precisam ter funcionalidade, praticidade e oferecer conforto.
◦ Berço – deve ser certificado pelo Inmetro, o colchão deve ser firme, com densidade apropriada para crianças pequenas
Fonte: Inmetro
◦ Comoda – na comoda é possível apoiar o trocador, itens de higiene e ainda guardar roupas e sapatos. Prateleiras posicionadas em cima da comoda, ajudam a organizar acessórios, fraldas e objetos de decoração.

 

Foto: Cômoda recebe o trocador
Via Na toca
◦ A poltrona de amamentação é excelente, mas leve em consideração se realmente vai precisar, mães que voltam a trabalhar cedo, utilizaram normalmente só a noite, o dinheiro investido em uma poltrona pode ser aplicado em uma cama auxiliar para noites dificeis ou em um belo roupeiro.

Para poltronas, escolha um tecido que seja fácil de limpar, como o couro sintético ou ecológico, dê preferência a modelos e cores neutras, assim você facilmente poderá usá la em outro como futuramente.

EAMES WOOD POLTRONA BALANÇO VIA TOK STOK
CABRIOLET POLTRONA VIA TOK STOK
◦ A cama auxiliar, se tiver espaço e dinheiro, vale investir em uma cama auxiliar, é excelente caso alguém te ajude nos primeiros dias ter onde dormir, ou mesmo em noites mais complicadas pode receber o papai ou a mamãe.
Quarto Maria – Via Nara Maitre
◦ Guarda roupa ou roupeiro, durante o primeiro ano, uma comoda grande ajuda, mas com o tempo, haverá necessidade de mais espaço, a vantagem do roupeiro é que, dependendo do modelo escolhido, o bebe poderá usa lo até ficar adolescente.
Por fim, ao escolher o enxoval e a decoração, o que vai direcionar, é o gosto e a disponibilidade financeira.
Enxoval e decoração caprichados
Projeto AR Design de Interiores
Há lindas opções de enxovais com preços bons e relativamente baratos. Peças feitas à mão pelos pais, avós ou mesmo as compradas, conferem personalidade ao ambiente.
Bastidor Elefantinho – Feltro e Linha

Então ao montar a decoração do quarto do bebê não esqueça:

• planejamento;
• cuidado com prazos;
• manter o foco: lindo, seguro e funcional;
• organização;
• sem excessos (de informação, objetos e moveis)
• harmonia e equilíbrio.
Com estas dicas espero ter ajudado e que tenham gostado.
Anna Peppe
Anna Peppe é Arquiteta e Editora no blog Mamãe Arquiteta, onde compartilha dicas e inspirações sobre o universo materno e de arquitetura.
Conteúdo produzido com exclusividade para o site Viva Decora

Publicado em: 02/08/2016
link: Como Escolher os Móveis para Quarto de Bebê

Posts relacionados

Deixe uma resposta